3 dicas para melhorar a qualidade no atendimento aos pacientes

  • Qualidade no Atendimento
    17 de outubro de 2018

    A melhora constante na qualidade no atendimento é fator fundamental para manter o sucesso de qualquer negócio atualmente, inclusive na área de saúde.

    O atendimento personalizado e centrado no cliente é um dos principais diferenciais em clínicas e hospitais, por isso, médicos, gestores, enfermeiros e demais colaboradores devem estar preparados para buscar melhoria contínua no atendimento aos pacientes.

    As clínicas de saúde que conseguem torná-lo mais humano, ágil e prestativo têm mais sucesso nos indicadores de satisfação e crescimento dos negócios. Sendo que o trabalho por trás da evolução no atendimento deve envolver saber informar, orientar, acompanhar e acolher.

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    3 dicas para otimizar a qualidade no atendimento

    O atendimento ao cliente envolve muitos processos. Por isso, para otimizá-lo, é preciso mexer e investir em alguns pontos, contar com o apoio da tecnologia e treinar sua equipe.

    Vale lembrar que todo processo de melhoria precisa ser avaliado ao final de um período de tempo pré-estabelecido. Somente avaliando os indicadores de resultado, você poderá afirmar o que deu certo e o que precisa ser ajustado na estratégia.

    Confira 3 dicas práticas para acelerar esse processo de mudança e oferecer maior qualidade no atendimento aos pacientes.

    1- Colocar o usuário no centro do modelo assistencial

    Para melhorar o atendimento, é muito importante que você saiba quem são seus clientes. Por isso, é necessário buscar um estudo mais aprofundado sobre suas necessidades, desejos e desafios.

    Ter o cliente no centro da sua estratégia é fundamental, ouvir o que ele tem a dizer, buscando sempre novas alternativas para dissolver os gargalos no atendimento é a melhor solução.

    Faça pesquisas de satisfação com os clientes e tenha em mãos dados que demonstrem a avaliação no atendimento dos médicos, agilidade na marcação de consultas, tempo de espera e outros pontos que interferem na qualidade no atendimento.

    2- Padronizar o atendimento

    Outro ponto importantíssimo para melhorar a qualidade no atendimento é padronizá-lo em todas unidades, caso haja uma clínica ou hospital na rede, sempre seguindo os protocolos clínicos.

    É importante que os processos sejam padronizados, mas sempre levando em conta que cada cliente é único. Para criar um padrão no atendimento que atenda às necessidades dos clientes, é importante definir a linguagem que melhor se enquadra no seu nicho. Por isso, mais uma vez, é importante conhecer bem seu público.

    Seu time de atendimento deve ser treinado para seguir as definições baseadas no estudo de seus clientes, como algumas expressões que devem ser usadas em determinadas conversas e o uso da linguagem específica para o público que a empresa precisa atingir.

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    3 –  Divulgar indicadores de qualidade de forma transparente

    Ao estabelecer um processo de mudança, é muito importante acompanhar os indicadores que demonstrem o que deu certo e o que precisa ser melhorado no atendimento ao cliente.

    Ter acesso a essas informações e divulgá-las de maneira transparente, ajuda a manter a equipe motivada e torna objetivo de todos a melhora constante nos números. Além disso, passa credibilidade à clínica ou hospital, agregando valor.

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    Soluções proporcionadas pelas Med in Gestão

    Para que as ações necessárias para melhorar o atendimento sejam implementadas com sucesso, o ideal é que a sua equipe não esteja atribulada com atividades burocráticas.

    Nesse ponto, o time de especialistas da Med in Gestão se encarrega de toda gestão administrativa e orçamentária de sua clínica ou hospital, colaborando diretamente para o bom fluxo operacional.

    Oferecemos as seguintes soluções para prestadores da saúde:

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    Além disso, você ainda conta com suporte e consultoria para ajustar as suas questões fiscais e contratuais. Seu time de colaboradores pode, então, focar em oferecer um atendimento mais satisfatório e humanizado que trará melhores resultados para profissionais da saúde, gestores, colaboradores e pacientes.

    Agora você já sabe como melhorar a qualidade no atendimento aos pacientes, vamos começar a colocar em prática as dicas acima? Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas.