5 tendências que vão impactar os planos de saúde até 2020

  • Planos de Saúde
    24 de outubro de 2018

    A gestão de saúde corporativa busca por meio de planos de saúde e ações estratégicas gerar maior produtividade e redução de custos para as empresas. Quando um colaborador falta ao trabalho ou produz menos que o esperado por algum motivo de doença, traz prejuízos a corporação que geralmente são subestimados pelos gestores de recursos humanos.

    Nesta última década, o mercado tem estado cada vez mais competitivo. Esse cenário faz com que as empresas que procuram destaque e crescimento comecem a investir em uma equipe de qualidade e com bons rendimentos. Uma gestão corporativa de saúde, nesse cenário, também ajuda a deixar os colaboradores mais satisfeitos, reduzindo a rotatividade e melhorando a produção, além de reduzir custos com absenteísmos e afastamentos.

    Diante do exposto acima, fica claro que oferecer planos de saúde faz parte das ações a se tomar para levar o negócio ao sucesso. Sua empresa já oferece esse benefício aos funcionários? Independente da resposta, é importante estar de olho nas tendências que devem impactar na gestão de saúde nos próximos anos.

    Explorando as 5 tendências que vão causar impacto nos planos de saúde

    Como dito acima, investir em um plano de saúde pode ajudar sua empresa em diversos sentidos. Mas, é preciso estar atendo às 5 principais tendências que impactarão a saúde corporativa.

    1- Envelhecimento e crescimento populacional

    Organização Mundial de Saúde declarou que nas próximas décadas a população com mais de 60 anos de idade vai passar de 841 milhões para 2 bilhões até 2050. Ou seja, em 2020, será registrado pela primeira vez na história um número de pessoas na terceira idade maior do que de crianças de 5 anos. Para atender essa demanda, reformas profundas serão necessárias nos sistemas de saúde e assistência social.

    2 – Aumento dos custos com saúde

    De acordo com o estudo “Global Health Care Outlook: The evolution of smart health care”, produzido pela Deloitte, os gastos globais com saúde devem aumentar a uma taxa anual de 4,1% entre 2017 e 2021, um aumento de 1,3% ao ano em relação ao período de 2012 a 2016. Sendo que o envelhecimento e o crescimento populacional impactam diretamente nos custos com planos de saúde empresarial.

    3 – Avanços tecnológicos

    Dentro de alguns avanços tecnológicos esperados estão a adoção de prontuário eletrônicos, avanços em engenharia e tecnologia biomédica. A área de saúde vivenciará uma mudança na maneira em como são fornecidos os cuidados de saúde. Uma vez que a comunicação, tratamento, pesquisa e coleta de informações estão sendo automatizadas, o campo de saúde corporativa será totalmente afetado e transformado pelo desenvolvimento tecnológico.

    4 – Aumento das doenças crônicas

    Segundo estudo da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2016, na última década, o índice de doenças crônicas no Brasil avançou com um aumento de 61,8% de diabetes e de 14,2% de pacientes que sofrem de hipertensão. Esses resultados fazem com que a saúde corporativa invista em saúde preventiva, se tornando um segmento muito interessante para poupar as empresas de faltas e prejuízos inesperados e proporcionar o bem-estar dos colaboradores.

    Leia também: 4 dicas para escolher o melhor plano de saúde empresarial

    5 – Empoderamento do consumidor

    O perfil do consumidor até o final desta década estará completamente diferente das passadas. A agilidade na busca de informações, por meio dos vários canais de comunicação encontrados na internet, fará com que o empoderamento do consumidor intensifique. Estar atento a quaisquer irregularidades é fundamental, tornando a gestão de saúde corporativa cada vez mais presente e necessária.

    É indispensável que o RH da empresa faça análises de absenteísmo e afastamentos. Assim é possível verificar quais os pontos críticos, para então realizar ações corretivas, de intervenção e conscientização dos outros gestores da importância dos planos de saúde corporativos e o por que de investir nisso.

    Sendo assim, a Med In Gestão atua em conjunto com o departamento de RH e as áreas médicas, com o objetivo de estabelecer ações e estratégias para identificação do perfil dos colaboradores e estabelecer metas para promoção da saúde e bem-estar a eles. Conheça mais sobre a nossa solução Gestão de Riscos em Saúdeentre em contato!