4 dicas para melhorar a gestão em saúde da sua clínica

  • Gestão em saúde da sua clínica
    30 de maio de 2018

    gestão em saúde exige uma série de cuidados. Afinal, a rotina médica está sempre envolta a uma série de desafios e urgências e, com isso, as operações administrativas precisam ser minuciosamente articuladas para que não impactem negativamente o funcionamento do estabelecimento.

    Sem contar que é comum que os profissionais de saúde estejam muito envolvidos com suas atividades e altas cargas horárias de trabalho, o que deixa pouco tempo para o trato de questões administrativas e financeiras. Para que isso não seja um problema na sua empresa, a seguir reunimos quatro dicas para melhorar a sua gestão em saúde. Vamos lá!

    1. Controle o fluxo de caixa

    Um fluxo de caixa de qualidade é imprescindível para possibilitar um bom planejamento financeiro e, claro, o aumento da lucratividade e eficiência da clínica médica. Nesse cenário, é preciso estar atento à entrada e saída de dinheiro nos pagamentos de consultas, de fornecedores, funcionários e despesas com aparelhos e impostos, por exemplo. A seguir,reunimos algumas práticas indicadas para que o fluxo de caixa seja eficiente:

    • Defina os responsáveis pela operação de caixa e restrinja o acesso apenas a essas pessoas, isso reduzirá as chances de manipulações de valores ou desorganização;
    • Separe o fluxo por receitas (ganhos) e despesas (gastos);
    • Todas as operações realizadas devem ser detalhadamente documentadas, sejam recorrentes, fixas ou esporádicas;
    • Avalie o fluxo de caixa periodicamente, determinando o prazo mais interessante para a sua clínica;
    • Jamais misture contas pessoais com as pertinentes à clínica médica;
    • Utilize softwares de gestão de clínicas médicas para tornar o fluxo de caixa mais organizado, prático e eficiente.
    1. Estruture a sua gestão financeira

    Monitorando bem o fluxo de caixa, o gestor estará apto a fazer melhores estratégias de gestão financeira, realizar projeções precisas, definir bem os focos de investimentos e minimizar as chances de prejuízos ou despesas inesperadas, seja a curto, médio ou longo prazo.

    Leia também: Faturamento hospitalar – saiba tudo sobre gestão inteligente de receitas

    Para tanto, é importante definir metas específicas e realizar uma projeção de gastos e faturamentos da clínica. A partir daí, poderão ser elaboradas as estratégias para aumentar a receita e a reputação da clínica no mercado.

    1. Busque o auxílio de especialistas em contabilidade médica

    A complexidade tributária relacionada à área médica faz com que o acompanhamento especializado seja extremamente importante para eliminar qualquer risco de problemas com a Receita Federal ou com o Fisco.

    O especialista estará apto a prestar uma assessoria detalhada sobre a legislação aplicada à área, como e quando realizar a prestação de contas e declaração de impostos de renda, entre outras especificidades.

    1. Otimize sua gestão em saúde com a Med In Gestão

    A gestão de uma clínica médica pode ser facilitada, aprimorada e melhorada exponencialmente com a ajuda da tecnologia, como é o caso da Med In Gestão que oferece a recuperação de glosas.

    A solução é ideal para a recuperação de valores que pareciam perdidos e para a gestão eficiente do setor financeiro da clínica. Tudo isso é realizado por meio do treinamento de equipes, análise de dados, relatórios e sinistros e, ainda, auxílio na negociação com operadoras.

    Quer saber mais sobre gestão em saúde e como a Med In Gestão pode ajudar a sua clínica? Entre em contato com a nossa equipe!