Gestão de Riscos em Saúde

Atualmente o benefício saúde é a segunda maior despesa das empresas e essencial para atração e retenção de talentos. Dessa forma, nossos serviços de gestão de riscos são cada vez mais importantes nas organizações.

Possuímos uma equipe de especialista multidisciplinares (atuários, médicos, enfermeiras e outros profissionais da área de saúde) que atuam em sinergia com a equipe de gestão de saúde.

Por meio de nossas ferramentas que foram concebidas para o gerenciamento do desempenho do plano de saúde, seus indicadores, sinistros, identificação de riscos e recomendações de ações corretivas e preventivas, a Med In Gestão disponibiliza aos seus clientes, entre seus produtos, a integração de dados de sistemas heterogêneos que permitem atender as expectativas do cliente na obtenção e análise de informação com ganhos significativos em produtividade e eficácia, visando a gestão clínico-financeira do plano saúde ou odontológico.

Abordagem da solução de Gestão de Riscos em Saúde da Med In Gestão:

  • Integração de informações a serem obtidas de diversos sistemas utilizados pelas Operadoras de Saúde e cruzar estas informações com o RH do cliente para gerar indicadores de saúde com o objetivo de identificar, entre outros, casos de absenteísmo, inconsistências nas bases de contas de saúde nas guias de alto custo (pagamento dos clientes na modalidade de pós-pagamento) que a empresa recebe mensalmente, checagem dos dados de sinistralidade e os maiores ofensores no aumento de custos;
  • Como produto desse trabalho, poderemos disponibilizar um painel com informações em tempo real, relatórios gerenciais, planos de ações e apoio para implantação desses planos de ações.

 

a) Dashboard com informações em tempo real

O dashboard tem capacidade de permitir o acesso às informações e análises em tempo real, baseando-se em diferentes tecnologias que permitem processar os dados e acessar as informações em segundos, aproveitando o valor dos dados em movimento.

b) Relatórios dinâmicos

Todos os dados referentes aos serviços executados, provenientes de diferentes fontes, tais como:

  • Históricos de utilizações da assistência médica (enviados pelas operadoras);
  • Históricos de utilização da assistência odontológica;
  • Histórico de medicina do trabalho (exames admissionais, periódicos e de desligamentos);
  • Integração com o sistema de pessoal;
  • Consumo de medicamentos (históricos enviados pela empresa de benefício farmácia);
  • Controle de absenteísmo e turnover.

c) Benchmarking

O benchmarking será realizado comparando alguns indicadores por sexo, faixa etária e frequência, como por exemplo: custo médio de procedimento; comparação do custo médio de UTI compatível com o mercado; comparação do custo dos exames por plano e por prestador com outras operadoras; identificação de eventos com duplicidade de reembolso; identificação de eventos com duplicidade de cobrança; identificação de eventos “em branco”.

d) Elaboração de planos de ações e apoio para implantação

Com base na identificação dos principais ofensores do aumento do custo assistencial, podemos auxiliar na elaboração de planos de ação e apoiar as empresas em suas implementações, com o objetivo de propiciar a redução de custos operacionais e financeiros, com ações de curto, médio e longo prazo.

Os dados são processados e integrados para a geração dinâmica e atualizada de informações, gerando variados relatórios pré-definidos pelos gestores, tais como, informações classificadas por beneficiários (titulares, dependentes, grupos familiares), prestadores, CID, procedimentos e departamentos dentro da empresa.

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