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5 de setembro de 2018
Garantir a motivação profissional da equipe é um dos principais desafios dos gestores de RH, mas a boa notícia é que hoje em dia, com base em tantos estudos na área, já existem excelentes ferramentas que podem ajudá-lo a melhorar esse ponto em sua empresa.
E uma das atitudes corporativas que mais contribuem para o aumento da motivação profissional é a transparência da organização. Continue lendo este artigo para saber mais!
A transparência organizacional e seus consumidores
Não são apenas os profissionais que se mostram mais motivados com companhias transparentes, mas seus clientes também.
De acordo com estudos da American Psychological, Label Insight, Career Builder e pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar/FIA, 94% dos clientes tendem a ser mais leais a uma marca que seja transparente e 73% deles também estariam dispostos a gastar mais em produtos de uma empresa idônea.
Conheça as questões que podem ajudar a melhorar a transparência da empresa
Segundo três professores norte-americanos – Holly Henderson Brower, Scott Wayner Lester e M. Audrey Korsgaard – existem sete perguntas fundamentais que todo executivo deve fazer a si mesmo para melhorar a transparência da empresa. Confira abaixo quais são elas!
1. Eu mostro para os funcionários que confio em suas habilidades?
2. Eu deixo claro às pessoas que me preocupo com o bem-estar delas?
3. Eu demonstro segurança na capacidade dos empregados em executar o trabalho deles?
4. Eu dou autonomia para os colaboradores mudarem o que eles não acham correto?
5. Eu deixo os profissionais tomarem decisões relacionadas ao trabalho deles?
6. Eu encorajo os meus funcionários a assumirem riscos?
7. As minhas palavras e ações transmitem que eu acredito nas equipes?
Entenda como o RH pode usar essas questões para aumentar a motivação profissional
É possível notar que todas as perguntas estão relacionadas ao reconhecimento, autonomia, bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores da empresa. Isso mostra o quanto a preocupação com esses aspectos é fundamental para que os funcionários percebam, de fato, a transparência da empresa e, assim, estejam mais motivados a trabalhar pelos resultados almejados pela companhia.
Responder às questões acima e entender o que já está sendo feito nas relações e processos da organização, é o primeiro passo para conquistar a transparência organizacional.
Com base nisso, os executivos devem fazer a ponte entre equipe e liderança, promovendo treinamentos internos, facilitando a comunicação e trabalhando com uma cultura de feedbacks mútuos.
Em empresas nas quais os profissionais também apresentam níveis significativos de frustração e estresse com seus cargos e funções, o RH deve focar em desenvolver ações que melhorem a qualidade de vida do funcionário, e isso pode ser feito por meio da implementação da gestão de saúde na empresa.
Como a Med In Gestão pode ajudar?
A Med In Gestão trabalha diretamente em conjunto com a área de RH das empresas com o intuito de promover a qualidade de vida no trabalho, por meio da solução “Gestão de Saúde”, implementado estrategicamente visando a saúde e bem-estar de seus funcionários.
O planejamento é desenvolvido a partir das necessidades específicas de cada organização, para um resultado altamente eficaz.
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