Faturamento hospitalar: saiba tudo sobre gestão inteligente de receitas

  • Faturamento Hospitalar
    23 de maio de 2018

    A receita da sua clínica ou hospital não está condizente à quantidade de pacientes que você atende? Se a resposta for não, você pode estar com problemas na sua gestão de faturamento hospitalar, algo que acontece com frequência na área da saúde.

    A rotina de um prestador de serviço da saúde é extremamente intensa e cansativa. É um desafio constante manter todas as áreas funcionando bem e prestar o melhor atendimento aos pacientes, não é mesmo?

    Nesse tipo de cenário, é comum atividades burocráticas serem negligenciadas ou deixadas de lado, gerando problemas no fluxo de caixa e prejudicando a receita do negócio.

    No entanto, a gestão de faturamento hospitalar pode ajudar no bom funcionamento da empresa como um todo, além de garantir um lucro maior e a continuidade do seu negócio.

    A seguir, confira algumas dicas para ter uma gestão inteligente de receitas e aumentar a lucratividade da sua clínica ou hospital.

    Treinamento e capacitação

    Em primeiro lugar, uma boa gestão de faturamento hospitalar exige a capacitação de profissionais da área, com o objetivo de facilitar a aprendizagem dos processos da sua empresa.

    Eles deverão realizar coleta de guias, laudos, solicitações médicas, prontuários, informações sobre cirurgias, entre outras atividades. Em seguida, devem registrar e organizar todas as informações para a realização de cobrança, além de gerar comprovantes dos serviços médicos prestados.

    Leia também: Humanização na saúde -saiba como funciona e por que implantar

    Tudo isso deve ser executado com processos bem definidos, além de ser gerenciado por uma equipe comprometida com a transparência, a organização e o sucesso da empresa.

    Se você tiver uma equipe comprometida e treinada, é possível evitar gastos desnecessários, economizar e ainda gerar mais receita para a empresa.

    Integração de informações

    A gestão de faturamento hospitalar está ligada a diversas atividades, como convênios, estoque, repasse médico, emergência, entre outras. Por meio de ferramentas de gestão, integre todas essas informações e otimize os seus processos internos relacionados à administração do negócio.

    Outra integração importante é relacionar informações de faturamento, cobranças e contabilidade com o objetivo de facilitar a administração das finanças e diminuir prejuízos.

    Depois, analise resultados periodicamente, assim você terá um panorama geral do seu negócio e saberá o momento certo de fezer novos investimentos internos e externos.

    Redução de glosas hospitalares

    A boa gestão de faturamento será sentida e mensurável pelo índice de glosas hospitalares, que são geradas quando há recusa de pagamento pelos planos de saúde devido a erros na cobrança.

    O ideal é manter o índice de glosas o mais baixo possível e, para isso, é importante estabelecer ações para administrar o seu número.

    As falhas na comunicação entre prestadoras e operadoras são as principais vilãs que geram erros e também faturamentos não recebidos – de consultas, medicamentos, materiais e outros. Com isso, as glosas nem sempre se tratam de valores a pagar, você pode ter valores a receber também.

    A recuperação de glosas é muito mais fácil quando há o apoio de uma gestão de faturamento e quando se tem o registro de todo o serviço prestado.

    Como a Med In Gestão pode ajudar na gestão de faturamento hospitalar

    Med In Gestão ajuda prestadores de serviços em saúde a manter contas médicas organizadas e faturadas de maneira correta. Assim, você fica mais tranquilo e focado para realizar atendimentos médicos ou nas atividades mais relevantes para a saúde de seu negócio.

    A nossa solução Recuperação de Glosas é ideal para evitar e recuperar valores que pareciam perdidos. Para isso, realizamos as seguintes atividades:

    • Treinamos a sua equipe;
    • Verificamos motivos das glosas;
    • Analisamos dados, sinistros e relatórios;
    • Ajudamos no processo de negociação com as operadoras;
    • E muito mais!

    Quer saber mais? Entre em contato agora mesmo!