5 razões para investir em treinamento para evitar glosas hospitalares

  • 5 razões para investir em treinamento para evitar glosas hospitalares
    31 de janeiro de 2018

    Para qualquer administrador ou gestor de uma instituição de saúde, um dos problemas mais complicados a lidar são as glosas hospitalares, que são os valores cobrados de maneira incorreta pelo plano de saúde.

    As glosas podem ser positivas ou negativas, caso a cobrança tenha um valor maior ou menor do que aquele que deveria. Os faturamentos não recebidos (consultas, procedimentos, medicamentos, materiais, entre outros) são gerados por falhas na comunicação entre as clínicas e as operadoras.

    Cabe então, ao convênio de saúde, fazer uma análise para manter a cobrança correta, repassando exatamente o que o paciente gastou.

    Como recuperar glosas hospitalares antigas e evitar que surjam novas

    Apostar no treinamento dos profissionais de gestão administrativa e financeira é fundamental para recuperar glosas hospitalares antigas e ainda evitar que surjam novas.

    Além disso, treinar a equipe para analisar, calcular e digitar valores do faturamento de maneira correta é indispensável para garantir a excelência, não somente na qualidade da assistência prestada, mas também no cumprimento das formalidades exigidas pelos convênios.

    Implementar um sistema de gestão integrado entre as áreas hospitalares também é muito importante, pois apenas desta maneira será possível promover melhorias no fluxo de comunicação nas clínicas e hospitais.

    5 benefícios do treinamento em clínicas e hospitais para evitar glosas hospitalares

    1. Os gastos desnecessários diminuem;
    2. A qualidade da instituição de saúde aumenta;
    3. Os preenchimentos incorretos de documentos são reduzidos;
    4. As falhas na comunicação se tornam praticamente extintas;
    5. Os funcionários se sentem mais organizados e motivados para trabalhar.

    Como a Med In Gestão pode ajudar a evitar glosas hospitalares?

    Med In Gestão pode ajudar o prestador a manter a área de contas médicas organizada e essas contas faturadas de maneira correta com uma solução que consiste na recuperação de glosas hospitalares antigas e no treinamento de sua equipe para evitá-las.

    Para isso, realizamos os seguintes procedimentos:

    Diagnóstico: verificação dos motivos de glosas com base na carta de glosa encaminhada pela Operadora e mapeamos a situação de cada processo.

    Análise e Planejamento: análise dos arquivos de dados de utilização, de sinistros e dos relatórios de demonstrativos de pagamentos, identificando e auxiliando na negociação das inconformidades encontradas buscando o deferimento justo entre o valor cobrado e o pago.

    Entrada de processo com a operadora: auxílio no encaminhamento do recurso de glosas no prazo estabelecido, online ou via correios.

    Negociação com as operadoras: auxílio no processo de negociação para que seja feito o pagamento dos serviços prestados, com agendamento de visita, se necessário.

    Relatório Final (indicações e correções): apresentação de relatório consolidado com os principais motivos das glosas, indicando o maior gargalo e quais os procedimentos para corrigi-las.

    Treinamento: realização de treinamento adequado com o intuito de evitar glosas futuras, pois a maioria dos casos ocorre na recepção.


    Precisa de auxílio para reduzir suas glosas hospitalares? Entre em contato conosco para iniciarmos os procedimentos acima, de acordo com a realidade de sua clínica médica, hospital ou consultório.