Por que investir em qualidade de vida no trabalho?

  • Qualidade de vida no trabalho
    21 de março de 2018

    qualidade de vida no trabalho é um tema que vem sendo cada vez mais discutido tanto pelos colaboradores quanto pelos gestores de RH, que já perceberam que esse pode trazer diversos benefícios para os funcionários e, consequentemente, para a organização.

    Você é dono de empresa ou gestor de RH e quer entender melhor o conceito da qualidade de vida no trabalho e como ela pode contribuir com o crescimento da sua companhia? Continue lendo este artigo!

    Como promover a qualidade de vida em minha empresa?

    São muitas as possibilidades de investimento em qualidade de vida no trabalho e cabe ao profissional de RH identificar quais são as mais adequadas ao perfil e às necessidades de seu público interno.

    Dentre as principais formas de desenvolver a qualidade de vida no trabalho estão:

    •  Ginástica laboral;
    • Campanhas de orientação nutricional;
    • Espaços de descanso e integração entre os colaboradores;
    • Palestras que promovem os cuidados com a saúde;
    • Sessões de massagem;
    • Mesa de frutas;
    • Contratação de planos de saúde corporativos.

    Quais são as vantagens de investir em qualidade de vida no trabalho?

    A promoção da qualidade de vida no trabalho traz benefícios para todos: gestores, funcionários e empresa. Afinal, quem é que não gosta de fazer parte de um ambiente saudável e amistoso?

    Veja abaixo as principais vantagens desse investimento!

    Aumento da produtividade

    A pressão e o estresse do trabalho minam a produtividade de qualquer pessoa e sabemos que nossos funcionários também têm outras obrigações após o horário de trabalho, fazendo com que raramente sobre tempo para cuidar de si.

    Por isso, quando a empresa lhe dá a chance de tirar um momento para si –  seja por meio da ginástica laboral ou um plano de saúde que o permita fazer um check-up, por exemplo – isso impacta positivamente a sua produtividade.

    Melhora do clima organizacional

    Com as ações de qualidade de vida no trabalho, os colaboradores tendem a se sentir mais valorizados e importantes para a organização, o que de fato são, e isso influência na melhora do clima organizacional como um todo.

    Porém, é importante lembrar que para que isso aconteça, o respeito deve existir em todos os níveis da companhia.

    Maior atração e retenção de talentos

    Nos dias de hoje, não é apenas a empresa que escolhe os candidatos, mas elas também são escolhidas por eles.

    Por isso, oferecer benefícios extras para seus colaboradores é uma excelente maneira de se destacar da concorrência e conseguir atrair e reter os melhores talentos em sua organização.

    Equipe mais unida e motivada

    A união e motivação de seus funcionários são essenciais para a integração entre as áreas e o desenvolvimento de projetos/processos cada vez mais ágeis e inovadores.

    Esses benefícios também podem ser obtidos em uma empresa que preza pela qualidade de vida e valoriza o compartilhamento de ideias e ideais de seus funcionários.

    Como a Med In Gestão pode ajudar a minha empresa?

    Med In Gestão oferece diversas soluções para a área de RH da sua empresa promover a qualidade de vida no trabalho, por meio do modelo de Gestão de Saúde, que é implementado estrategicamente visando à saúde e bem-estar de seus funcionários.

    Nós analisamos quais são as necessidades da sua organização e oferecemos o suporte necessário para a contratação de planos de saúde corporativos, cuidando de toda a parte burocrática do processo.

    Entre em contato conosco e conheça nossos planos e condições!