5 fatores para melhorar a motivação profissional na sua empresa

  • motivação profissional
    4 de abril de 2018

    Criar estratégias de motivação profissional em uma organização é um desafio para os gestores de RH. Porém, com uma boa análise do perfil de seu público interno é possível identificar quais são os tipos de ação que poderiam trazer mais resultados nesse sentido.

    Para ajudá-lo nessa tarefa, listamos abaixo cinco fatores importantes que podem contribuir com a melhora da motivação profissional em sua empresa. Confira!

    1 – Incentive os feedbacks

    Os feedbacks são uma excelente maneira de reconhecer e motivar o profissional, visto que muitas vezes ele desempenha suas funções automaticamente, sem ter nenhum tipo de retorno se o que está fazendo atinge ou supera as expectativas da organização.

    Portanto, os feedbacks tanto negativos quanto positivos devem ser incentivados em todos os níveis da empresa. Ou seja, líderes e liderados devem incorporá-los em seu dia a dia, a fim de melhorar a qualidade do serviço prestado e reconhecer quando o profissional está se saindo bem.

    2 – Valorize a transparência

    A transparência é um fator muito importante para aumentar a motivação dos funcionários, já que uma empresa que esconde dos colaboradores o que está acontecendo pode não conseguir contar com a sua dedicação máxima.

    Por isso, é fundamental que os gestores mantenham a equipe atualizada em relação ao andamento das metas e demais situações da organização, desde que não sejam sigilosas, é claro. Dessa forma, todos podem se envolver e sugerir novas soluções.

    3 – Integre sua equipe

    Uma equipe bem integrada tem muito mais chances de demonstrar motivação para o trabalho, pois os colaboradores se sentem parte de um time e passam a trabalhar verdadeiramente em conjunto para conquistar os objetivos da organização.

    Para melhorar a integração da sua equipe, promova atividades que permitam que eles se conheçam melhor e identifiquem seus pontos em comum, como por exemplo: dinâmicas de grupo, confraternizações, campeonatos esportivos etc.

    4 – Ofereça um plano de saúde

    Oferecer um plano de saúde empresarial aos seus colaboradores pode melhorar a motivação deles, pois com esse benefício eles percebem o quanto a empresa os valoriza e se importa com o seu bem-estar.

    Com um plano de saúde eles têm a oportunidade de cuidar de sua saúde e de sua família e, assim, terão menos preocupações e estresses, o que contribui e muito para o aumento de sua motivação profissional.

    5 – Promova a qualidade de vida

    Promover a qualidade de vida no trabalho também é uma obrigação do gestor e isso também eleva a motivação de seus colaboradores, já que com essas ações eles passam a se sentir melhores e mais integrados à organização.

    Para melhorar a qualidade de vida no ambiente empresarial, invista nas questões ergométricas, promova palestras sobre saúde, nutrição, doenças ocupacionais, prevenção de acidentes, dentre outros temas, crie espaços de descanso e lazer, cumpra com os horários de trabalho estipulados, permita pausas etc.

    Como a Med In Gestão pode ajudar?

    A Med In Gestão oferece diversas soluções para a área de RH da sua empresa promover a qualidade de vida no trabalho e uma delas é a Gestão de Riscos em Saúde.

    Por meio desse serviço, nossa equipe faz uma análise completa da situação e histórico de seus funcionários para chegar à solução mais assertiva para sua empresa, com o intuito de oferecer um bom programa de qualidade de vida com custos reduzidos.

    Entre em contato conosco e conheça todas as nossas soluções para a área da saúde!