Gestão de RH: pesquisa revela como está a qualidade de vida no trabalho

  • Pesquisa revela como a esta a qualidade de vida no trabalho
    15 de agosto de 2018

    qualidade de vida no trabalho é um tema que vem sendo cada vez mais debatido, afinal, ambiente de trabalho promove tanto para os funcionários quanto para a empresa.

    Em pesquisa recente que mede o índice de qualidade de vida no trabalho, realizada pela empresa Sodexo, alguns dados chamaram a atenção positivamente já que o brasileiro está mais satisfeito com sua vida profissional.

    A importância da qualidade de vida no trabalho

    Os departamentos de recursos humanos das empresas já sabem que um funcionário que se sente valorizado, motivado e está satisfeito com o seu trabalho produz mais e melhor, mas nem sempre é simples colocar em prática ações que causem esses efeitos.

    O bem-estar dos trabalhadores é o resultado de uma série de ações que compreendem desde o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho até a integração da equipe. Ou seja, a qualidade de vida no trabalho acaba se tornando uma busca não somente do funcionário como também de seus gestores.

    Engana-se quem pensa que somente bons salários e benefícios são suficientes para um ambiente de trabalho em que o profissional se sinta realizado, há outros aspectos que são tão ou até mais importantes que o fator financeiro.

    Cada vez mais, os colaboradores almejam uma colocação profissional que seja prazerosa e que contribua também para a sua formação individual. Prova disso é que, no estudo realizado pela Sodexo, o crescimento pessoal foi apontado como a principal característica que indica a satisfação no ambiente de trabalho.

    Os maiores índices de satisfação foram obtidos por profissionais de serviços de limpeza e manutenção, já os que menos encontram qualidade de vida no emprego são os que desempenham serviços domésticos.

    Na pesquisa, também foram coletados dados que informam que os homens possuem maior qualidade de vida no trabalho do que as mulheres, foram registrados 6,54 pontos masculinos contra 6,14 femininos em uma pontuação máxima de 10.

    Se comparados aos números do mesmo período de 2017, de uma forma geral – independente de gênero – a satisfação profissional do brasileiro cresceu 11%. A retomada da economia certamente contribuiu para que os resultados deste ano fossem melhores, mas além disso, há também a ampliação da visibilidade sobre o tema.

    A pesquisa foi realizada online e contém dados referente ao período do primeiro trimestre de 2018.

    Como a Med In Gestão pode ajudar a sua empresa?

    A qualidade de vida no trabalho está diretamente ligada à gestão de saúde e a Med In Gestão possui vasta experiência na área.

    Trabalhando em conjunto com o departamento de recursos humanos e áreas médicas, a Med In Gestão define estratégias para promover a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, o que resulta em uma assistência integrada que oferece estratificação do risco, estabelecimento de linhas de cuidado, rede de suporte e informações eletrônicas compartilhadas.

    Além disso, o trabalho envolve pontos fundamentais como acolhimento, condução, usuário no centro do sistema, valorização da atenção primária e serviços de referência.

    Deseja maiores informações? Entre em contato com nossa equipe de especialistas e tire todas as suas dúvidas!