-
7 de novembro de 2018
São muitas as razões causadoras do absenteísmo no trabalho e as empresas sofrem por isso, muitas vezes sem perceber, com queda na produtividade e rentabilidade, resultado da falta no trabalho.
Em um passado recente, as soluções que os gestores usavam para resolver este tipo de problema eram punitivas. Normalmente eram usadas advertências, suspensões e em alguns casos até demissão do colaborador faltante. Hoje, é sabido que, o absenteísmo nem sempre têm como único culpado o trabalhador. Em muitas ocasiões, isto pode ser um indicador de que algo não está indo bem dentro da corporação.
Sendo assim, a punição está cada vez menos sendo usada como possível solução para o absenteísmo no trabalho. Atualmente, estão sendo aplicadas soluções mais humanas, que levam em conta o bem estar do colaborador e refletem em um ambiente de trabalho mais acolhedor e produtivo. O home office por exemplo, tem sido uma das formas escolhidas para atenuar este problema.
Neste artigo, vamos explicar quais os fatores que levam a falta no trabalho e as possíveis soluções humanizadas para este problema.
Como o cotidiano colabora com o absenteísmo no trabalho?
Algumas questões corriqueiras em nosso dia a dia, como buscar as crianças na escola, congestionamento ou greve e paralisações no transporte público, acontecem e devem ser fatores analisados para se criar um ambiente de trabalho inclusivo e não punitivo. Existem também, questões de saúde, dificuldades financeiras, entre muitos outros fatores que podem colaborar com o absenteísmo no trabalho e os resultados de seu profissional, sendo eles:
- Problemas de saúde do colaborador ou de algum familiar;
- Transtornos de ansiedade e stress;
- problemas no translado casa-trabalho;
- Situação financeira ruim;
- Imprevistos com filhos ou pais idosos;
A princípio, essas são as causas que tem a ver com a vida pessoal do colaborador, mas não por isso devem ser desprezadas.
O clima organizacional colabora com as faltas no trabalho?
Em muitas ocasiões, os causadores do absenteísmo estão dentro da corporação, e quando notadas pelos gestores os índices deste problema já subiram de forma desenfreada. Observe alguns agentes causadores:
- Equipe desmotivada;
- Instabilidade entre os colaboradores;
- Falta de entendimento entre as funções dadas a cada colaborador;
Neste tipo de situação o RH da empresa em união com os gestores dos setores devem avaliar cuidadosamente cada situação e analisar quais as possíveis medidas que podem ser tomadas para resolver estas questões.
Quais as saídas humanizadas que a empresa pode usar para reduzir o absenteísmo no trabalho?
Existem soluções inovadoras, que utilizam a tecnologia em união com a humanização e têm sido consideradas muito eficazes no combate ao absenteísmo no trabalho. Muitas dessas soluções, são aplicadas de forma simples, outras no entanto exigem mudanças profundas na cultura organizacional da corporação e nos processos produtivos.
Veja quais dessas se adequa melhor na sua empresa:
- Promoção do bem estar do trabalhador;
- Melhoria do clima organizacional;
- Criações de políticas de home office;
- Garantia de condições seguras e saudáveis de trabalho;
- Valorização e feedbacks constantes;
- Planos de carreira, cargos e benefícios;
- Transparência e metas atingíveis;
- Promoção de treinamento.
Como podemos observar, o absenteísmo no trabalho pode levar uma corporação a ter prejuízos que, nem sempre são identificados e atrapalham na produtividade da corporação. Por isso, fique sempre de olho nas causas, para poder através delas promover estratégias e obter melhorias necessárias para obter um ambiente corporativo acolhedor, inclusivo e de cooperação entre gestores e colaboradores.
Esse artigo foi útil para você? Visite nosso blog e saiba muito mais sobre o bem estar da empresa e do trabalhador!
- Categories:
- Gestão de Saúde