Retenção de talentos: como melhorar a satisfação, motivação e engajamento dos funcionários

  • Retenção de Talentos
    12 de setembro de 2018

    Um dos desafios atuais na gestão de empresas é a retenção de talentos. O perfil dinâmico do mercado faz com que a rotatividade seja grande – esse dado é comprovado pela pesquisa do Instituto Locomotiva, em parceria com a LTM, na qual foi constatado que 56% dos trabalhadores entrevistados desejavam transferir-se para outra empresa.

    É possível manter uma equipe em longo prazo, porém, isso exige um trabalho árduo da gestão de RH, para garantir a satisfação, a motivação e o engajamento de cada um dos funcionários.

    Mas como alcançar essa realidade? Confira algumas dicas!

    Definindo satisfação, motivação e engajamento

    Para falar sobre como proporcionar aos funcionários de uma empresa essas sensações, é necessário, primeiramente, compreendê-las melhor. É comum que se misture os três termos mencionados, considerando-os como sinônimo uns dos outros algumas vezes. Porém, cada um tem seu conceito específico.

    satisfação é considerada por dicionários como o mesmo que contentamento – ou seja, trata-se de felicidade oriunda da realização de algo e, por isso, é um dos pontos mais importantes dessa tríade. Na sequência, há a motivação, que está relacionada ao nível de impulso ou esforço que se dedica a alguma coisa. Por fim, mas não menos importante, está o engajamento, que significa a participação em algo, feita com empenho.

    Para construir uma boa retenção de talentos, é necessário compreender o quanto os três pilares que citamos estão atrelados. Explicamos: o funcionário precisa de um bom motivo para atuar com engajamento. Porém, essa condição que o leva a agir só existe se ele ter satisfação com o que está fazendo. Assim, o ciclo se fecha, resultando em uma equipe muito produtiva.

    O papel do RH na retenção de talentos

    Toda organização deve trabalhar com foco na satisfação da equipe, assim como na motivação e no engajamento que são consequências disso. No entanto, é fato que o princípio e a gestão dessa cultura têm de partir do setor de recursos humanos. Afinal de contas, nenhuma outra área da empresa possui tantos dados e qualificação para conhecer o perfil dos funcionários e o que pode ser mais interessante para cada um.

    O quesito personalização sempre está presente quando se fala em gestão de pessoas. Porém, há algumas ações que facilitam a unificação dos grupos de trabalho e, ao mesmo tempo, destacam as necessidades individuais. Por esse motivo, as empresas devem investir nestes processos:

    • treinamentos;
    • política de feedbacks;
    • valorização dos profissionais;
    • promoção de desafios;
    • pesquisas de clima organizacional;
    • avaliações periódicas.

    Leia também: 7 questões que ajudam a melhorar a transparência da empresa e motivação profissional

    Fatores essenciais para conquistar sua equipe

    Realizando levantamentos e atividades frequentes, o RH se torna cada vez mais próximo dos funcionários e essa relação é um dos trunfos na hora de reter talentos. Isso porque toda pessoa gosta de se sentir querida, ouvida e importante. Fazer com que cada colaborador compreenda como seu papel é útil ao processo como um todo pode ser mais eficaz do que se imagina.

    A preocupação com a saúde do funcionário também integra os fatores essenciais para conquistá-lo. Afinal, como demonstrar melhor que se importa com alguém se não for cuidando do seu bem-estar? Obviamente, que essa preocupação não só aproxima a equipe do RH e dos gestores, como ainda facilita o acompanhamento das condições de trabalho de todos.

    Gestão de Saúde

    Como gerir colaboradores saudáveis tem alta relevância para a qualidade de vida no trabalho, é preciso focar nesse aspecto para reter talentos. Nesse sentido, buscar parcerias experientes e eficientes é o passo principal.

    Med In Gestão atua com foco em definir estratégias para promover a saúde e o bem-estar dos funcionários. Para isso, oferece assistência integrada para RH de Gestão de Saúde com diversos serviços: estratificação do risco, estabelecimento de linhas de cuidado, rede de suporte e informações eletrônicas compartilhadas. Todo esse trabalho tem base em um modelo próprio que propõe acolhimento, condução, usuário no centro do sistema, verticalização virtual e outros detalhes.

    Ficou interessado em utilizar a gestão de saúde na retenção de talentos? Contate nossos especialistas!