Como otimizar a gestão de desempenho na área da saúde

  • Como otimizar a gestão de desempenho na área da saúde
    29 de agosto de 2018

    Otimizar o faturamento é um grande desafio do setor de clínicas e hospitais, que sofre com reajustes financeiros constantes, mas uma boa gestão de desempenho pode fazer toda a diferença nesse quesito.

    O fato é que, para otimizar o faturamento de um negócio como esses, é preciso despender uma grande quantidade de tempo em tarefas extremamente burocráticas e, com a correria do setor e a necessidade de realização de outras atividades, o faturamento de contas médicas, por exemplo, acaba ficando para depois.

    Organizar os documentos, guias de atendimento, emitir e analisar relatórios analíticos e gerenciais, conferir valores, dentre outras atividades também requerem um conhecimento mais específico e é, por isso, que contar com uma empresa especializada nisso pode ajudar a sua clínica e hospital a economizar tempo e dinheiro, deixando seus gestores livres para atividades gerenciais.

    Como funciona a gestão de desempenho?

    Os profissionais que trabalham com a gestão de desempenho na área de saúde também devem avaliar diversos indicadores que os ajudam a entender melhor o cenário da empresa e a tomar as atitudes certas. Veja abaixo os principais indicadores de desempenho do setor!

    Indicadores de qualidade

    Se em qualquer área a qualidade é importante, na área da saúde trata-se de um requisito essencial para o funcionamento da clínica ou hospital. Conhecer todas as normas e regulamentações de qualidade, além de avaliar sua conformidade com a periodicidade correta, evita problemas judiciais e prejuízos para a organização.

    Por isso, os indicadores de saúde e a qualidade devem ser bem escolhidos e monitorados, de acordo com o tipo de serviço prestado.

    Indicadores de produtividade

    produtividade dos funcionários da clínica ou hospital também deve ser analisada com frequência, por meio de diversos indicadores. Dentre eles estão os indicadores que avaliam o valor da hora do colaborador, além de outros mais ligados ao setor de RH,  como turnover e absenteísmo no trabalho.

    Leia também: 5 razões para investir em treinamento para evitar glosas hospitalares

    Indicadores de lucratividade e retorno sobre investimento

    Os indicadores de lucratividade e retorno sobre investimento também devem fazer parte do plano de gestão de desempenho e, a partir deles, é possível identificar quais são as ações que têm dado mais retorno para a empresa e quais não devem ser mantidas.

    Indicadores de captação e fidelização de pacientes

    Calcular e avaliar o número  novos pacientes em determinado período, além da quantidade de pacientes que se mantém utilizando os serviços da clínica ou hospital, também trazem dados de desempenho que podem auxiliar nas decisões estratégicas da empresa.

    Como a Med In Gestão pode ajudar?

    Med In Gestão conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais habilitados para promover a otimização de faturamento a profissionais liberais, consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais.

    Dentre os serviços oferecidos estão o treinamento para preenchimento de guias de atendimento, entrega dos documentos nas operadoras, emissão de relatórios, controle dos vencimentos e pagamentos das faturas, conferência de valores pagos, análises das glosas hospitalares etc.

    Entre em contato conosco e conheça nossos planos e condições!