Gestão de riscos: como garantir a idoneidade de OPME

  • Saiba como garantir a idoneidade de OPME
    3 de outubro de 2018

    O segmento de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME) movimenta enormes valores todos os anos no Brasil. Segundo dados da Abramge, cerca de R$ 10 bilhões é o valor anual em aquisições de OPME. No entanto, um dado preocupante aponta que 10% a 40% do valor de uma OPME são pagos em propina aos médicos pelos fabricantes — tornando fundamental uma gestão de riscos para garantir a idoneidade de OPME.

    Ainda existem aqueles profissionais da saúde que indicam procedimentos que nem sempre são os mais indicados ou necessários. Dessa forma, eles lucram indevidamente sobre a recuperação dos pacientes. Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre a importância de gestão de riscos para garantir a idoneidade de OPME e como uma empresa especializada pode atuar como intermediária e assegurar um serviço de qualidade e preços justos para os pacientes. Continue acompanhando!

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    Entenda a importância da gestão de riscos

    Só no Brasil, cerca de 14 mil novos produtos lançados por ano e cerca de 70% das cirurgias envolvem implantes de um dispositivo desse tipo. Com isso, garantir a idoneidade é fundamental para assegurar materiais de qualidade e um preço justo para os pacientes, uma vez que essa é uma das áreas mais lucrativas para as clínicas e hospitais.

    Sem falar que atualmente o benefício saúde é a segunda maiores despesas nas empresas. Desse modo, a gestão de riscos atua gerenciando o desempenho do plano de saúde, seus indicadores, sinistros e principalmente identificação de riscos para em seguida determinar ações corretivas e preventivas.

    As operadoras de saúde também são lesadas, pois R$ 4 bilhões foi o valor gasto pelas operadoras e seguradoras com a compra de OPME, em 2014. Além de 10% do total das despesas assistenciais das cinco maiores operadoras do Brasil, em 2012, foram em OPME.

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    Por que é fundamental garantir a idoneidade de OPME?

    A CPI das próteses e materiais especiais (OPME), instalada em 2015, constatou que uma mesma prótese de quadril pode apresentar uma variação de 3.000%. Isso comprova como os profissionais da saúde e os fabricantes lucram de forma indevida, prejudicando os pacientes e comprometendo os médicos.

    Por isso, é imprescindível garantir a idoneidade quando o assunto em questão são os OPME, pois uma prótese pode apresentar diversos valores diferentes. Uma alternativa para essa situação é a junta médica, que evita o uso desnecessário de OPME, uma vez que analisa todos os pacientes com indicação de órteses, próteses e materiais especiais.

    A resolução Normativa no 424, da ANS, caracteriza os casos em que se admite a formação da junta e estabelece os procedimentos necessários para tanto. A junta deve ser composta por um médico-assistente do beneficiário, pelo profissional que representa o plano de saúde e por um terceiro especialista indicado em comum acordo pelas duas partes.

    Dessa maneira, a remuneração da terceira opinião será realizada pelas operadoras e seguradoras. A seguir confira como uma empresa especializada em auditoria pode te ajudar a garantir a qualidade das próteses e um preço justo por meio da gestão de riscos.

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    Como a Med in Gestão contribui para garantir a idoneidade de OPME?

    É comum que os profissionais e empresas que atuam na área de saúde geralmente não tem como objetivo final trabalhar com faturamento de contas médicas. Além da falta de tempo para atividades burocráticas, que muitas vezes são fundamentais para o equilíbrio econômico-financeiro do profissional ou sucesso do empreendimento.

    Por isso, nossa equipe oferece profissionais liberais, consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais, além da terceirização de serviços administrativos e operacionais.

    Med In Gestão possui uma equipe altamente treinada e especialista multidisciplinares (atuários, enfermeiras, médicos e outros profissionais do segmento de saúde), que atuam para garantir a sinergia com a equipe.

    Em relação ao segmento de OPME, a Med In Gestão atua como intermediária, realizando toda a auditoria necessária e negocia para que valores justos sejam cobrados. Dessa maneira, você pode contar com a segurança possível.

    Não perca tempo e entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!