-
18 de julho de 2018
O estresse no trabalho já foi comprovado como uma causa que impacta diretamente a saúde física e mental, além de alterar a produtividade e outros fatores importantes. Alguns de seus sintomas são quedas na produtividade, cansaço extremo, dores e irritabilidade.
Uma pesquisa realizada pela International Stress Management (Associação Internacional do Controle do Estresse) demonstrou que o Brasil é o segundo país com o maior nível de estresse, sendo que 3 em cada 10 pessoas sofrem de esgotamento mental, condição causada por altos níveis de estresse.
E foi pensando nisso que elaboramos este artigo informativo sobre como o estresse no trabalho pode afetar a produtividade. Ficou curioso? Então continue acompanhando!
O que é o estresse no trabalho?
O estresse caracteriza-se por episódios regulares de preocupações intensas, cansaço e irritabilidade, que costumam melhorar após um bom descanso ou mudanças na rotina e nos hábitos diários.
Contudo, quando se torna algo muito recorrente, além de poder causar sintomas incômodos que afetam diretamente a qualidade de vida, também pode ser um fator de risco para muitas outras doenças.
O estresse é provocado por diversos estímulos que podem englobar desde as condições climáticas até as emoções e ambiente de trabalho. Esse desequilíbrio origina-se da relação entre colaborador e sua ocupação, isto é, entre as exigências e obrigações inerentes ao cargo e funções desempenhadas, às condições de trabalho e à capacidade do colaborador para desenvolvê-las.
Como o estresse no trabalho afeta a produtividade?
Por influenciar diretamente na disposição do colaborador e afetar sua motivação no trabalho e satisfação em desempenhar suas funções e obrigações, o estresse pode afetar o rendimento e promover a falta de engajamento em projetos de equipe, reduzindo a produtividade e até mesmo os resultados da empresa no âmbito geral.
Um gerenciamento ineficaz ou uma liderança abusiva e despreparada podem desencadear o estresse, levando à desmotivação e insatisfação dos colaboradores – que pode estar diretamente relacionado ao ambiente de trabalho e às baixas chances de ascensão na carreira.
O estresse em excesso afeta os funcionários de maneira direta, como por exemplo:
Doenças: pressão alta, dores e complicações no estômago, tensão muscular que com o tempo pode se transformar em problemas mais graves e doenças que afetam o emocional, como a depressão, além da falta ou excesso de apetite, entre outras.
Queda na produtividade: sensação de cansaço extremo, dificuldade de concentração e memorização, redução do desempenho no trabalho, entre muitos outros fatores.
Como a gestão de saúde pode ajudar?
A gestão de saúde dentro das empresas tem como objetivo principal analisar e corrigir todos os pontos que possam causar estresse demasiado aos colaboradores e gestores, com estratégias, soluções e ações capazes de otimizar o ambiente de trabalho e assegurar a produtividade de todos os funcionários.
Agora que você já sabe como o estresse no trabalho pode afetar negativamente seu negócio em diversos aspectos, não deixe de entrar em contato com a Med in Gestão – uma empresa especializada em gestão de saúde que atua em conjunto com as áreas médicas para garantir mais qualidade de vida aos trabalhadores!
- Categories:
- Qualidade de Vida no Trabalho