Segurança e saúde no trabalho: entenda as diferenças

  • Saúde no Trabalho
    6 de junho de 2018

    Segurança e saúde no trabalho são dois conceitos que estão muito ligados e, de certa forma, se complementam, porém não possuem o mesmo significado.

    Entender quais são as principais diferenças entre segurança e saúde no trabalho ajuda o gestor a ter uma clareza melhor do propósito de cada item e, assim, fazer o melhor planejamento para a sua empresa.

    Se você conhece esses conceitos, mas ainda tem dúvidas sobre as diferenças entre eles e que tipos de ações ou atividades eles englobam, continue lendo este artigo e descubra!

    O que é segurança do trabalho?

    A segurança do trabalho se refere às medidas de prevenção de acidentes no ambiente corporativo. Ou seja, todas as ações ligadas à diminuição de riscos de acidentes de trabalho fazem parte desse conceito.

    Para exemplificar, citamos abaixo alguns tipos de medidas específicas de segurança do trabalho:

    • Verificar a segurança das instalações e toda a infraestrutura do ambiente de trabalho;
    • Identificar condições de trabalho que possam oferecer algum tipo de perigo ou risco para seus funcionários e agir contra isso;
    • Fornecer equipamentos e materiais de proteção e segurança, além de fiscalizar o seu uso;
    • Oferecer treinamento aos colaboradores quanto às normas de segurança do trabalho que devem ser seguidas na organização;
    • Manter as condições de higiene do recinto;
    • Ter estratégias claras e do conhecimento de todos para situações de emergência;
    • Promover uma vez ao ano a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).

    O que é saúde no trabalho?

    A saúde no trabalho é cuidada pelo conceito de medicina do trabalho, que atua na prevenção de doenças ocupacionais e preza pela saúde física, mental e social de seus colaboradores, por meio da manutenção de um bom clima organizacional.

    Para dar uma noção melhor de quais são as atribuições da medicina do trabalho, vamos citar abaixo alguns exemplos:

    • Seguir as normas de ergonomia de acordo com cada atividade profissional;
    • Realizar exames ocupacionais admissionais, demissionais, de mudança ou retorno de função e periódicos;
    • Criar ações que incentivem a qualidade de vida de seus funcionários;
    • Oferecer benefícios como plano de saúde empresarial e odontológico;
    • Se preocupar com o cumprimento da carga horária adequada;
    • Proporcionar uma boa integração entre os membros da equipe.

    São muitas as ações que podem ser realizadas no âmbito de saúde no trabalho e todas elas geram um impacto muito positivo para a empresa, visto que além de evitar futuros problemas jurídicos, ainda atua diretamente no aumento da produtividade e satisfação de seus funcionários.

    Como a Med In Gestão pode ajudar?

    Med In Gestão oferece diversas soluções que ajudam a sua empresa a cuidar da saúde do trabalhador, sendo uma delas a Gestão de Saúde, que é implementada estrategicamente em sua organização, visando a saúde e bem-estar de seus funcionários.

    Nós analisamos quais são as necessidades e o perfil de sua equipe e oferecemos o suporte necessário para a contratação de plano de saúde empresarial, cuidando de toda a parte burocrática do processo, além de prestar consultoria na área.

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