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13 de junho de 2018
A segurança e medicina no trabalho deve ser uma preocupação de todas as empresas, porém as que atuam no segmento industrial devem ter um controle ainda mais rigoroso desses pontos. Afinal, muitas das ocupações profissionais do setor oferecem riscos aos seus colaboradores.
Garantir a segurança e a saúde de seus funcionários é imprescindível e a organização que não seguir o conjunto de normas de segurança e medicina no trabalho, de acordo com os tipos de atividades exercidas por seus membros, pode colocar sua equipe em risco, além de estar sujeita a responder processos trabalhistas.
Portanto, todo cuidado é pouco. Afinal, estamos falando da saúde e segurança de outras pessoas e a responsabilidade que uma empresa tem sobre isso é muito grande.
Se você é gestor de RH ou dono de uma companhia da área industrial, confira a seguir algumas dicas para garantir a segurança e medicina no trabalho!
Constitua uma CIPA em sua empresa
A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é obrigatória nas organizações e deve ter como membros representantes tanto da empresa quanto de seus colaboradores, para que todos juntos possam analisar os riscos que as funções da companhia possuem e criar métodos para preveni-los.
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Outra função de responsabilidade dos membros da CIPA é fiscalizar os ambientes de trabalho, suas condições de segurança e ergonomia, além de atuarem na criação e divulgação de ações de conscientização.
Crie uma cultura de segurança e saúde da equipe
Para que sua equipe não esteja exposta aos potenciais riscos do não seguimento das normas de segurança estabelecidas pelo Ministério do Trabalho, é preciso criar uma cultura de segurança e saúde em sua empresa.
Para isso, é importante oferecer treinamentos e capacitações aos colaboradores, ensinando todos os cuidados que eles devem ter e reforçando a importância deles.
Ações de conscientização são uma excelente forma de aumentar a motivação de sua equipe, que vai se sentir respeitada e mais preparada para exercer seu trabalho.
Ofereça equipamentos de proteção individual
Os equipamentos de proteção individual (EPI) têm a função de proteger o trabalhador, cuidando de sua integridade física e saúde mental.
Quando se tratam de indústrias, os EPIs mais utilizados costumam ser: capacetes, luvas, máscaras, botas, óculos de proteção e protetores auriculares.
O uso desses acessórios é de acordo com o cargo de cada funcionário e a sua qualidade deve ser aprovada pelo órgão nacional responsável.
Esses equipamentos são de responsabilidade do empregador, assim como a fiscalização de seu uso correto.
Incorpore a gestão de saúde à sua empresa
Incorporar a gestão de saúde à sua empresa é importante para garantir que todas as normas estão sendo seguidas e que as condições de segurança e saúde de seus colaboradores estejam de acordo com a lei.
Contar com o apoio de uma empresa especializada em gestão de saúde pode diminuir bastante os erros e os custos com esses processos, uma vez que os profissionais possuem a experiência necessária para oferecer as soluções mais adequadas a cada perfil da companhia.
Como a Med In Gestão pode ajudar?
A Med In Gestão oferece diversas soluções que ajudam sua empresa a cuidar da segurança e saúde do trabalhador, sendo uma delas a Gestão de Saúde, que é implementada estrategicamente em sua organização, visando a saúde e bem-estar de seus funcionários.
Nós atuamos em todas as etapas, fazendo a estratificação dos riscos, estabelecendo as linhas de cuidado necessárias e criando planos de ação customizados.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas soluções na área da saúde!
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