-
18 de abril de 2018
Pensar na saúde do trabalhador e criar estratégias e ações com o intuito de promover a sua qualidade de vida no trabalho é uma obrigação do empregador. Proporcionar um ambiente de trabalho saudável e que siga as leis trabalhistas no que se refere à segurança e prevenção de doenças é indispensável a qualquer empresa.
Se você quer saber mais sobre o tema e ver como pode valorizar isso em sua empresa, confira este texto!
O estresse no trabalho impacta a produtividade de seus colaboradores?
Sim! Uma pesquisa realizada pela Isma-BR aponta que 9 em cada 10 trabalhadores brasileiros têm sintomas de ansiedade, sejam leves ou mais graves e 47% apresenta algum nível de depressão. Esses dados mostram o quanto o estresse está presente no dia a dia do trabalhador e prejudica a sua saúde emocional.
Além de ser nocivo à saúde do funcionário, o estresse no trabalho também impacta diretamente a produtividade em sua organização. Isso porque o colaborador estressado que vai trabalhar pode não estar desempenhando suas funções com total atenção e eficiência.
Já os que acabam faltando devido aos problemas emocionais decorrentes do estresse geram uma sobrecarga de trabalho para os funcionários saudáveis, diminuindo a produtividade da equipe.
Como desenvolver a prevenção de doenças na sua organização?
Algumas ações simples são capazes de trazer ótimos resultados na prevenção de doenças e acidentes em sua companhia. Confira alguns!
Cuidar da infraestrutura do ambiente
A infraestrutura do ambiente de trabalho é fundamental para diminuir os riscos de acidentes e as chances de desenvolvimento de doenças ocupacionais. Por isso, faça a manutenção do local, dos equipamentos e dos mobiliários com frequência, assegurando-se que tudo está de acordo com as regras e as condições de ergonomia necessárias.
Dar palestras de prevenção a doenças e riscos
De nada adianta oferecer a infraestrutura e os equipamentos adequados se seus colaboradores não receberem a orientação correta.
Por isso, invista em palestras e treinamentos sobre ergonomia, uso de equipamentos de segurança, tempo de pausas, além de abordar temas como alimentação saudável e formas de evitar o estresse e a sobrecarga, por exemplo.
Fiscalizar o uso de proteções e equipamentos de segurança
Além de orientar seus funcionários sobre a obrigatoriedade e o uso corretos de proteções e equipamentos de segurança, é preciso reservar um tempo para fiscalizar se eles realmente estão utilizando e de maneira adequada. Dessa forma, você protege sua equipe e a empresa de processos futuros.
Respeitar a carga horária de seus funcionários
O excesso de horas extras pode ser muito prejudicial à saúde do colaborador, que não tem o seu tempo de descanso respeitado e acaba perdendo momentos de tranquilidade e lazer fora do trabalho, além de trabalhar com menos atenção, o que pode resultar em acidentes. Por isso, procure respeitar o máximo possível a carga horária de seus trabalhadores!
Oferecer plano de saúde empresarial
Oferecer um plano de saúde empresarial como um benefício aos seus colaboradores também é uma excelente tática para melhorar a saúde do trabalhador, visto que com isso ele terá muito mais recursos para cuidar preventivamente de potenciais enfermidades.
Como a Med In Gestão pode ajudar a cuidar da saúde do trabalhador em sua empresa?
A Med In Gestão oferece diversas soluções para a área de RH da sua empresa promover a qualidade de vida no trabalhoe cuidar da saúde do trabalhador, por meio do Modelo de Gestão de Saúde, que é implementado estrategicamente visando a saúde e bem-estar de seus funcionários.
Nós analisamos quais são as necessidades da sua organização e oferecemos o suporte necessário para a contratação de planos de saúde corporativos, cuidando de toda a parte burocrática do processo.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas soluções!
- Categories:
- Gestão de Saúde