-
21 de fevereiro de 2018
Um dos maiores desafios de empresas de vários segmentos é a retenção de talentos. Controlar o turnover não é tão simples, mas existem várias atitudes que as organizações podem adotar para manter os colaboradores engajados, motivados e produtivos, afastando a ideia do pedido de demissão.
Para reter os funcionários em sua empresa, selecionamos algumas dicas fundamentais para aplicar no seu negócio. Confira!
1- Crie um clima organizacional agradável
A atmosfera que existe dentro de uma empresa reflete diretamente na maneira como os colaboradores se sentem trabalhando nela. Por ser o segundo lar do funcionário, o ambiente deve proporcionar bem-estar, liberdade para o diálogo e facilidade para relacionamentos saudáveis entre os membros da equipe.
Há vários fatores que influenciam nessas características, mas os principais são: postura do líder, transparência da organização, incentivo ao trabalho em conjunto, colaboração, flexibilidade, entre tantas outras.
2- Invista em comunicação interna
Não ter clareza sobre os processos, anseios e andamento da empresa dá margem para que os ruídos ganhem espaço. Sentir que há uma preocupação de diálogo entre a empresa e o colaborador é essencial. Quanto mais engajado o funcionário estiver, mais parte do negócio ele vai se sentir e as causas da empresa passarão a ser as suas causas.
Para criar essa comunicação interna é possível implementar canais de comunicação (TV corporativa, murais informativos, aplicativos, fluxos de e-mail) e ter essa atitude também nos corredores da empresa.
3- Proporcione qualidade de vida para a retenção de talentos
Mesmo que sua empresa ofereça um salário acima da média do mercado, se o funcionário sentir que não há qualidade de vida, a retenção de talentos será comprometida. Isso envolve sim a disponibilização de plano de saúde empresarial para a utilização do colaborador, mas vai bem além disso.
O clima organizacional tem grande influência nisso, pois é capaz de tornar o ambiente menos estressante e, psicologicamente, mais agradável de estar. Além disso, você pode investir no incentivo às atividades físicas, ginástica laboral, estrutura do escritório (posição do computador, qualidade das cadeiras, ângulo de apoio das pernas), entre outras, que são ótimas opções para demonstrar que você valoriza a qualidade de vida.
4- Determine um plano de carreira
Os colaboradores precisam saber onde eles estão e onde eles podem chegar. Não há nenhum sentido em estar em uma empresa que não oferece chances de desenvolvimento, desafios e crescimento profissional. Portanto, um plano de carreira é essencial.
Colaboradores que têm clareza sobre como podem crescer na empresa, têm mais motivação para trabalhar e se desafiam para serem produtivos e alcançarem seus objetivos.
Viu só? As dicas são simples e você só precisa colocá-las em prática para ter um percentual de turnover cada vez menor. Aplicando essas ações, a retenção de talentos será inevitável.
Entre em contato conosco e saiba como nossa solução de Gestão de Saúde pode auxiliar na promoção da saúde e bem-estar dos funcionários.
- Categories:
- Retenção de Talentos