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11 de abril de 2018
A humanização na saúde é um tema amplamente discutido no meio médico. No entanto, ainda há muito o que se evoluir para que os atendimentos prestados sejam de qualidade e adequados às reais necessidades dos pacientes.
Criado em maio de 2000 pelo Ministério da Saúde, o projeto de Humanização Hospitalar foi idealizado com o objetivo de se instaurar uma nova cultura de atendimento na saúde, baseada na qualidade dos serviços prestados.
A humanização na saúde hospitalar busca promover o perfeito equilíbrio entre conhecimento técnico e comportamento ético de modo a possibilitar a experiência mais tranquila e atenciosa possível para os pacientes.
A seguir, entenda melhor o conceito de humanização na saúde e veja por que implantá-lo é tão importante para o setor!
O que é a humanização no atendimento?
Quando alguém procura um atendimento médico pressupõe-se que está ou suspeita esta com algum problema de saúde, correto? Esse tipo de cenário geralmente debilita o paciente, que se torna mais vulnerável e inseguro. Logo, a maneira como ele é tratado ao entrar no hospital afetará diretamente o seu estado emocional e, como se sabe, o estado emocional de um indivíduo afeta diretamente a sua saúde física.
A humanização no atendimento hospitalar nada mais é do que o aprimoramento da cultura de atenção e trato de pacientes de forma a promover um ambiente de respeito e tranquilidade para quem já está enfrentando alguma dificuldade ou problema de saúde.
Por que implantar a humanização na saúde?
Os pacientes que estão à espera de um diagnóstico ou já estão enfrentando algum tipo de tratamento podem encontrar-se fragilizados. E é por esse motivo que, além de suas habilidades e conhecimentos médicos, a compreensão e o encorajamento podem ser essenciais para os pacientes.
É possível aprofundar-se na relação com o paciente, conquistando sua confiança por meio do atendimento humanizado. Desse modo, o paciente se sentirá mais confortável para falar sobre tudo que o médico precisa saber. Conseguir a confiança dos pacientes é um ponto fundamental para conquistar sua simpatia e fidelização.
A humanização oferecida aos pacientes tende a espalhar-se por toda a equipe, deixando todos mais motivados, engajados e produtivos. Com isso, alcançar os objetivos e metas da organização torna-se uma tarefa mais fácil.
Como aplicar o conceito na prática?
A gestão hospitalar envolve uma série de processos que, se não bem administrados, podem se traduzir em um atendimento ineficiente e consequentemente em prejuízos para o hospital. Afinal, no setor privado diferenciar-se da concorrência é uma imposição mercadológica.
Treinar os funcionários, médicos, enfermeiros e demais colaboradores para atender os pacientes de maneira solícita, atenciosa e ética é fundamental. Para tanto, o ideal é que esses profissionais não estejam atribulados com questões burocráticas.
Como a Med In Gestão pode te ajudar?
E é exatamente aí que entra a Med in Gestão: nosso time de especialistas se encarrega de toda a gestão administrativae orçamentária de um hospital, colaborando diretamente para o bom fluxo operacional do hospital.
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Além disso, oferecemos suporte e consultoria para ajuste de todas as questões fiscais e contratuais do hospital. Com isso, seu time de funcionários poderá focar em um atendimento mais satisfatório e humanizado que gerará melhores resultados para todos os envolvidos (profissionais da saúde, gestores, colaboradores e pacientes).
Pronto para ajudar a promover a humanização na saúde? Aproveite para compartilhar este conteúdo com seus amigos e colegas de profissão. Caso precise de alguma solução na área da saúde, entre em contato conosco!
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