-
16 de maio de 2018
A gestão de riscos em saúde nas empresas se tornou uma atividade essencial para controlar despesas sem impactar a qualidade de vida no trabalho.
Não é segredo para ninguém: o plano de saúde é um dos benefícios mais desejados por colaboradores, além de impactar positivamente na motivação e produtividade no trabalho.
Porém, esse benefício representa um alto custo para empresas. Os planos de saúde são, em média, a segunda maior despesa de corporações, correspondendo a 11% ou 12% da folha de pagamento. Em 2020, pode chegar até 20%.
Para resolver essa equação, a medida mais eficiente é apostar na gestão de riscos em saúde – a qual visa programar ações corretivas e de prevenção, com o objetivo de economizar despesas sem a privação de um bom plano de saúde empresarial e do bem-estar dos funcionários.
Ações de prevenção e gestão de saúde em empresas
Programas que incentivam a qualidade de vida no trabalho são bons exemplos de medidas que reduzem custos relacionados aos planos de saúde, além de proporcionar um ambiente mais criativo, produtivo e inovador para o seu negócio.
Alguns exemplos de ações de prevenção são:
– Programas de vacinação;
– Incentivo à prática de atividades físicas;
– Palestras sobre alimentação saudável e prevenção a DSTs.
Uso racional do plano de saúde empresarial
Um dos principais vilões para o aumento dos custos com os planos de saúde é a taxa de sinistralidade – quanto mais os beneficiários usam o serviço da operadora de saúde, maior é o custo da empresa. Sendo assim, o uso racional do benefício ajuda na economia de despesas.
Leia também: Saiba como orientar os funcionários a usar o plano de saúde com consciência
Alertar os colaboradores é o primeiro passo. Muitos funcionários usam o plano de saúde sem necessidade ou realizam exames em excesso por conta de não comparecimento na data marcada. Portanto, é essencial deixar claro os prejuízos que são causados e quanto isso pode impactar a todos.
Ferramentas de gestão de risco em saúde
Para auxiliar gestores e profissionais de Recursos Humanos a controlarem as despesas com plano de saúde, existem ferramentas de gestão que analisam e cruzam dados com o intuito de prevenir custos desnecessários e apontar estratégias de ações corretivas.
A Med In Gestão, empresa especialista em gestão de riscos e gestão de saúde, disponibiliza meios para o gerenciamento do desempenho do plano de saúde, seus indicadores, sinistros, identificação de riscos e recomendações de programas de prevenção e correção.
Por meio da solução Gestão de Riscos, integramos as informações dos sistemas das operadoras de saúde e do RH, para cruzar informações e gerar indicadores de saúde. A partir daí, é possível identificar casos de absenteísmo ou afastamentos, inconsistências nas bases de contas de saúde e outros.
Tudo isso com a disponibilização de painel de informações em tempo real, relatórios gerenciais e apoio na implantação de planos de ação.
Quer saber mais sobre como funciona nossa solução? Entre em contato agora mesmo e revolucione a gestão de riscos em saúde na sua empresa.
- Categories:
- Gestão de Saúde