Como evitar as principais doenças ocupacionais nas empresas

  • Doenças ocupacionais nas empresas
    4 de julho de 2018

    As doenças ocupacionais são uma grande preocupação das empresas e, em especial, organizações de grande porte do setor industrial, que contam com um grande número de funcionários que realizam atividades operacionais que propiciam o desenvolvimento de problemas relacionados ao trabalho.

    Investir na prevenção de doenças ocupacionais e na diminuição de riscos para os colaboradores é fundamental para uma companhia que deseja crescer. Além disso, a falta de prevenção de doenças ocupacionais pode acarretar em processos jurídicos e muito prejuízo financeiro para as organizações.

    Se você deseja saber quais são as principais doenças ocupacionais que acometem os trabalhadores e como evitá-las em sua empresa, continue lendo este artigo!

    Quais são as principais doenças ocupacionais nas organizações?

    São muitas as doenças que podem afetar o trabalhador, ainda mais quando há negligência nos itens de segurança que devem ser usados durante as atividades, ambientes estressantes, mobiliários que não seguem as normas de ergonomia etc. Confira abaixo algumas das que possuem maior incidência.

    •  LER (Lesão por Esforço Repetitivo);
    • Asma ocupacional, que ocorre devido à inalação de substâncias alérgicas;
    • Transtornos mentais (como ansiedade, depressão e estresse);
    • Problemas auditivos;
    • Problemas de coluna.

    O que fazer para evitar as principais doenças ocupacionais em minha empresa?

    Com algumas ações simples é possível evitar que seus funcionários desenvolvam doenças ocupacionais. Para isso, o monitoramento do cumprimento dessas ações é fundamental. Veja abaixo algumas medidas!

    Incorpore a ginástica laboral

    Atividades simples como a digitação já são suficientes para desencadear os sintomas de LER e isso pode ser evitado, por exemplo, com a prática da ginástica laboral, já que muitas vezes o funcionário trabalha por um longo período sem fazer qualquer alongamento ou exercício físico.

    Respeite os horários de descanso e carga horária

    Estabelecer e respeitar os horários de pausa e descanso são fundamentais para diminuir os níveis de estresse dos funcionários e protegê-los contra os transtornos mentais. Oferecer um ambiente de trabalho amistoso, com desafios, mas sem pressão, também é importante para a saúde de todos.

    Além disso, as cargas horárias também devem ser respeitadas, pois o colaborador também tem a sua vida pessoal. Horas extras podem acontecer, mas isso não deve virar um hábito.

    Padronize os procedimentos e fiscalize

    Ter um procedimento bem organizado e padronizado facilita para que seus funcionários saibam exatamente o que precisam fazer e quais cuidados devem tomar, como o uso de equipamentos de segurança, como óculos de proteção e protetores auriculares.

    Também é recomendado que alguém fique responsável por fiscalizar se tudo está sendo feito de acordo com as normas, já que muitos colaboradores não se dão conta dos riscos de suas atividades e optam por não usar os equipamentos disponibilizados.

    Planeje a ergonomia do local

    Quando se fala em prevenir doenças ocupacionais, os cuidados ergonômicos não devem ser deixados de lado.

    Seus colaboradores devem ter um espaço de trabalho confortável e que permita que eles trabalhem na postura adequada, além de receberem orientações quanto à posição correta da cadeira, do monitor, dentre outros itens que fazem parte de seu dia a dia.

    Ofereça plano de saúde

    Oferecer um plano de saúde aos seus funcionários ajuda-os na prevenção tanto de doenças ocupacionais quanto de doenças tradicionais e mostra a preocupação da empresa com sua saúde e bem-estar.

    Leia também: Saúde do trabalhador – entenda a importância da prevenção de doenças

    Com um plano de saúde, o colaborador pode fazer exames periódicos para avaliar sua saúde e iniciar tratamentos sempre que necessário.

    Como a Med In Gestão pode ajudar?

    Med In Gestão oferece diversas soluções que ajudam sua empresa a cuidar da segurança e saúde do trabalhador, sendo uma delas a Gestão de Saúde, que é implementada estrategicamente em sua organização, visando a saúde e bem-estar de seus funcionários.

    Nós atuamos em todas as etapas, fazendo a estratificação dos riscos, estabelecendo as linhas de cuidado necessárias e criando planos de ação customizados.

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