5 dicas de redução de custos com plano de saúde empresarial

  • 5 dicas de redução de custos com plano de saúde empresarial
    24 de janeiro de 2018

    Apesar de não ser obrigatório em diversos setores, oferecer um bom plano de saúde empresarial para os funcionários é muito importante. Afinal, benefícios desse tipo representam uma maior tranquilidade para se dedicar ao trabalho e, ainda, um enorme fator motivacional para atrair e reter talentos.

    Ademais, a qualidade de vida no trabalho costuma refletir diretamente na produtividade e excelência do que é produzido, o que impacta profundamente nos negócios da empresa.

    No entanto, uma preocupação muito comum dos diretores financeiros é controlar o orçamento e reduzir os gastos com o plano de saúde empresarial. Dessa forma, buscar soluções alternativas que ajudem a diminuir os custos da companhia é indispensável.

    Pensando nisso, listamos 5 dicas simples para reduzir os custos sem que o serviço ofertado perca em qualidade. Confira!

    1. Acompanhar o uso do plano de saúde empresarial

    A falta de conscientização dos funcionários ao usar o plano de saúde empresarial é uma das principais causas do aumento da sinistralidade do benefício e, consequentemente, do aumento do valor do reajuste.

    Isso normalmente acontece porque alguns colaboradores não compreendem a lógica de uso consciente do benefício, o que os leva a realizar diversas consultas e exames na mesma área médica, porém com especialistas diferentes, ou até mesmo procuram serviços de pronto atendimento em situações desnecessárias, que são práticas que aumentam o valor do plano de saúde empresarial.

    Sendo assim, acompanhar a utilização de cada beneficiário é extremamente necessário. A melhor forma de controlar esses casos é selecionando um funcionário do setor de Recursos Humanos para fazer uma espécie de acompanhamento do uso do plano com análises regulares para, assim, fornecer orientação para aqueles que ainda não o usam com sabedoria.

    2. Investir em uma gestão de saúde eficiente

    Gerir um plano de saúde empresarial de maneira correta não significa apenas firmar contratos com operadoras mais baratas, pois é necessário também obter informações precisas sobre o perfil dos empregados, a possibilidade de doenças crônicas, além de saber seus hábitos de utilização do benefício.

    Assim, será muito mais simples realizar a identificação dos aspectos que precisam ser modificados e oportunidades que possam ser aproveitadas. Sem contar que será possível também dar início a qualquer movimento de melhoria na relação custo-benefício.

    3. Adotar a coparticipação

    Outra boa alternativa para reduzir os custos com plano de saúde empresarial é adotar o plano de coparticipação, que é quando o preço da consulta, exame ou qualquer outro procedimento médico é compartilhado entre o funcionário e a companhia, ou seja, o beneficiário paga uma porcentagem do serviço utilizado, o que reduz o valor pago pela empresa, porém sem alterar a rede ou o padrão de atendimento.

    Apesar de não ser uma solução definitiva para resolver os problemas financeiros, é uma estratégia que possibilita manter a cobertura e a qualidade dos serviços oferecidos sem o aumento dos gastos.

    4. Desenvolver programas de qualidade de vida

    Um investimento válido para reduzir os custos é desenvolver programas de qualidade de vida, com cuidados preventivos em relação à saúde dos funcionários, já que isso ajuda a diminuir a procura pelos serviços de plano de saúde.

    Patrocinar programas de vacinação, incentivar práticas preventivas no desenvolvimento de diabetes e apostar em ações voltadas à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) estão entre as ações com maior destaque entre as empresas.

    5. Negociar e se comunicar bem com a corretora

    Por fim, uma solução indispensável no momento de reduzir os custos com um plano de saúde empresarial é negociar com uma corretora de confiança e credibilidade, afinal uma comunicação clara entre ambas as partes irá favorecer a avaliação de novas oportunidades de negócio, através da conferência dos ajustes realizados.

    Nesse cenário, contar com parceiros especializados no assunto pode ser uma boa forma de encontrar as melhores soluções com os menores preços.

    Como a Med In Gestão pode ajudar?

    Med In Gestão pode ajudar o diretor financeiro a reduzir as despesas da empresa com soluções focadas em auditoria de contas médicas e otimização de faturamento.

    Gostaria de saber mais sobre como reduzir os custos com um plano de saúde empresarial? Entre em contato conosco e saiba de que maneiras podemos ajudar a sua empresa!