-
25 de julho de 2018
Escolher o plano de saúde empresarial ideal para as necessidades dos seus colaboradores pode ser uma tarefa complexa.
Esse benefício está entre os mais requisitados e, em função do sistema sucateado de saúde pública brasileira, tornou-se praticamente um item imprescindível no pacote de benefícios de um funcionário.
No entanto, quando chega o momento de efetuar cotações, alguns fatores importantes podem causar dúvidas, dificultando ainda mais a contratação de um bom plano.
E foi pensando nisso que, no artigo de hoje, elaboramos um guia completo com o passo a passo e os itens fundamentais para escolher o melhor plano de saúde empresarial. Continue acompanhando!
Como escolher o melhor plano de saúde empresarial?
Antes de fechar o acordo final, é muito importante analisar quais são as reais necessidades da empresa. Em outras palavras: conhecer o perfil dos funcionários e a modalidade de cobertura adequada ao estilo de vida deles.
Em seguida, é imprescindível ficar extremamente atento a todas as cláusulas presentes no contrato para evitar surpresas indesejadas. Depois, cabe observar atentamente as cláusulas do contrato para evitar surpresas, como cobranças abusivas. Confira, a seguir, algumas dicas que reunimos para você escolher o plano de saúde empresarial ideal para as suas necessidades.
Conheça o perfil dos beneficiários
O primeiro passo é realizar uma pesquisa interna para servir de parâmetro para elaboração dos hábitos e demandas dos colaboradores. No caso de uma equipe de vendas que realiza viagens constantemente, é bem provável que um plano de abrangência nacional seja o mais adequado.
Outra dica a respeito do perfil dos colaboradores é fazer uma análise para avaliar a viabilidade de arcar com custos extras referente a um plano odontológico. Dependendo do perfil dos funcionários, esse tipo de plano pode ser opcional.
Verifique a reputação da empresa
A qualidade do atendimento se inicia pela operadora do plano de saúde indo à rede: como clínicas, hospitais, laboratórios e consultórios conveniados. Portanto, verificar a reputação e qualificação técnica são fatores imprescindíveis para escolher o melhor plano de saúde.
Procure referências em sites de reclamação, haja vista que o depoimento de outros consumidores ajudam a mensurar a reputação da organização. O portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) oferece dados e informações, além de um ranking baseado na insatisfação dos clientes.
Tome muito cuidado com as cláusulas contratuais
Os maiores problemas encontrados nos planos de saúde empresariais são encontrados nas cláusulas do contrato. Pontos como: reajustes por faixa etária e sinistralidade geralmente podem trazer dores de cabeça.
Outro fator muito importante é a cláusula de rescisão do contrato. Há também multas caso haja cancelamento do contrato após determinado tempo. Portanto, analise todos os pontos antes de decidir se o plano em questão é o melhor para a empresa.
Utilize a gestão de riscos a seu favor
Os gastos com benefícios de saúde estão entre as maiores despesas com funcionários nas empresas. Dessa forma, a gestão de riscos é fundamental para evitar gastos desnecessários e imprescindível para a escolha do melhor plano de saúde.
A Med In Gestão possui diversas ferramentas para o gerenciamento do desempenho do plano de saúde. Entre suas funcionalidades estão os indicadores, sinistros, identificação dos possíveis riscos e recomendações de ações preventivas e corretivas.
Ainda é possível efetuar integração de dados de sistemas heterogêneos que permite ao gestor a análise de informações importantes relacionadas ao desempenho dos funcionários e a relação entre produtividade e saúde. Essas informações são valiosas para alcançar ganhos significativos em produtividade e eficácia, visando a gestão financeira do plano saúde e/ou odontológico.
Ficou com alguma dúvida sobre como escolher o seu plano de saúde empresarial? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e saiba mais!
- Categories:
- Gestão de Saúde