-
7 de fevereiro de 2018
Disponibilizar um plano de saúde empresarial é um dos benefícios que a maioria dos empregadores não dispensa, já que é uma boa garantia de que os funcionários terão os meios necessários para contar com um atendimento médico sempre que precisarem e, consequentemente, os deixarão mais satisfeitos no trabalho.
Porém, o custo desse plano tem sido cada vez mais alto para a maioria das empresas, o que acontece, em grande parte, ao fato dos colaboradores ainda não compreenderem direito a lógica de seu uso consciente, pois o número excessivo de consultas, exames e cirurgias realizadas por eles, as quais poderiam ser substituídas por outros tratamentos, é o fator que mais aumenta os custos com o plano.
Como conscientizar os funcionários a usar o plano de saúde de maneira não abusiva?
A área de recursos humanos precisa pensar em estratégias eficientes de conscientização por meio de comunicação interna. Confira abaixo!
Fazer orientações sobre o uso do plano de saúde
Em primeiro lugar, é fundamental realizar palestras sobre o assunto dentro da própria empresa, para assim informar os colaboradores do quanto é importante usar o plano de saúde de forma consciente. Pensando nisso, vale a pena convidar algum médico, que poderá alertá-los de que os exames e consultas devem ser feitos apenas como forma de prevenção e em situações de necessidade.
Outra excelente estratégia nesse cenário é oferecer o plano de saúde com coparticipação, ou seja, em que os funcionários contribuem com uma parcela quando precisam utilizar alguma cobertura, o que automaticamente ajuda a conscientizá-los sobre o seu uso racional.
Implementar um programa de qualidade de vida
Implementar um programa de qualidade de vida que ajude a engajar a equipe também é uma boa opção se o objetivo é conscientizar os funcionários sobre o uso do plano de saúde empresarial, afinal prevenir problemas de saúde é uma das melhores maneiras de diminuir a sinistralidade.
Portanto, estimule hábitos de vida saudáveis apostando em atividades ao ar livre com personal trainer, oferecendo descontos em academias, contratando especialistas que ajudem os colaboradores a entrar em forma ou se alimentar melhor, oferecendo pratos mais saudáveis em casos de refeitório dentro da empresa, entre outros.
Quando combinadas a consultas médicas regulares, essas estratégias não somente reduzem os custos com o plano de saúde, como também tornam os colaboradores muito mais dispostos e saudáveis.
Estimular a adoção de medidas preventivas de saúde
A maioria das pessoas deixam para ir ao médico somente quando já estão muito doentes e, por esse motivo, acabam precisando de tratamentos e exames mais complexos e caros. Sendo assim, não deixe de se antecipar aos seus funcionários e estimular a ida regular ao médico, com check-up e exames preventivos. Apesar disso gerar um custo constante, sem dúvidas será muito menor do que o gasto com alguns tratamentos.
Além disso, a área de recursos humanos pode também dividir os seus funcionários por grupos com determinado risco à saúde, como o de diabéticos ou hipertensos, por exemplo, para assim criar uma rotina de acompanhamento dessas pessoas.
Por fim, outra boa solução é realizar campanhas públicas de saúde, como as campanhas de vacinação, de combate ao cigarro ou de incentivo ao uso da camisinha.
Está preocupado em reduzir os custos com a sinistralidade do plano de saúde fornecido aos seus funcionários? A Med In Gestão pode te ajudar! Entre em contato conosco e fique por dentro das nossas soluções!
- Categories:
- Gestão de Saúde