-
25 de abril de 2018
O absenteísmo no trabalho é caracterizado pelas ausências não planejadas, o que prejudica a produtividade e a saúde de um negócio. Entre seus reflexos diretos estão o atraso na entrega de projetos, a falta de engajamento entre colaboradores, o aumento do trabalho de coordenadores e supervisores, que constantemente precisam treinar novos funcionários, e o aumento da demanda de horas extras.
Todos esses fatores prejudicam a eficiência operacional de uma empresa o que, naturalmente, gera prejuízos financeiros e clima de instabilidade organizacional. O absenteísmo pode ser causado por uma série de motivos, como ambiente de trabalho inóspito, salários e benefícios insatisfatórios, falta de perspectivas de progressão na carreira, entre outros.
O fato é que a diminuição da rotatividade de pessoal é essencial para o progresso de um empreendimento. Pensando nisso, a seguir reunimos quatro dicas essenciais para reduzir os custos indiretos com absenteísmos e afastamentos. Acompanhe!
1 – Crie um ambiente de trabalho saudável
A falta de perspectiva profissional é um dos principais motivos dos afastamentos e absenteísmo no trabalho. Promover um clima organizacional receptivo e agradável para os colaboradores é imprescindível para mantê-los motivados e produtivos.
Funcionários que não se sentem bem no ambiente de trabalho costumam ser mais ausentes e menos produtivos. Logo, cabe ao gestor tornar o local mais saudável e receptivo possível para otimizar os resultados da força de trabalho.
Para assegurar a hospitalidade da sua empresa, você pode promover questionários e formulários de satisfação, acatar as sugestões passíveis de serem colocadas em prática e desenvolver um relacionamento próximo tanto com seus colaboradores quanto com os seus clientes.
2 – Fortaleça a comunicação
Uma boa comunicação (interna e externa) é essencial para a saúde de uma corporação — independente do seu porte. A deficiência no trato e no diálogo com os colaboradores e com o público pode prejudicar desde o fluxo operacional até o lucro da empresa.
Por isso, certifique-se de manter um canal de comunicação aberto. Isso ajudará a motivar sua equipe e agregará mais credibilidade e satisfação entre os clientes, o que naturalmente contribuirá para a diminuir os afastamentos e o absenteísmo no trabalho.
Oferecer feedbacks é uma estratégia extremamente funcional para fortalecer a comunicação na empresa. Pois, contribuem para uma boa gestão e demonstram que a empresa está empenhada em crescer coletivamente, valorizando o empenho dos funcionários e preocupando-se em corrigir deficiências na administração ou estratégia de negócio.
Certifique-se apenas de que os feedbacks sejam realizados com tato, sem indelicadezas ou autoritarismos, mas também sem perder a firmeza.
3 – Desenvolva planos de carreira
A falta de segurança e de perspectivas no trabalho é um dos principais fatores para a alta taxa de afastamentos e absenteísmo no trabalho. Afinal, a tendência é que um colaborador só se dedique mais em trabalhos que permitam evolução e retorno profissional.
Leia também: Retenção de talentos – como manter os funcionários em sua empresa
A maneira mais eficaz de desenvolver o espírito de equipe é deixando claro para os funcionários que eles têm chance de crescer na empresa se apresentarem bons resultados. Os planos de carreira são, decerto, a melhor forma de colocar isso em prática, concedendo, por exemplo, gratificações e promoções pré-programadas associadas a resultados positivos.
4 – Reduza custos com plano de saúde empresarial
A saúde do funcionário (física e psicológica) é com certeza um dos pilares centrais para uma gestão de qualidade e, consequentemente, para a redução do absenteísmo e dos afastamentos.
Leia também: Gestão de custos – como controlar os gastos com plano de saúde
Para além do oferecimento de plano de saúde empresarial, é de extrema valia que a empresa crie uma estratégia bem articulada para gestão do orçamento com plano de saúde e substituições de pessoal em casos de treinamentos ou afastamentos.
Como a Med In Gestão pode ajudar sua empresa?
A Med In Gestão ajudará sua empresa no controle de gastos e na promoção de melhor qualidade de vida para os seus funcionários. Tudo isso é realizado por meio de tecnologias, uma equipe especializada e uma plataforma inteligente que se encarregará da auditoria de contas médicas, ações preventivas na área da saúde e também da gestão de riscos.
Pronto para colocar em prática nossas dicas para reduzir o absenteísmo no trabalho e os afastamentos na sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre as nossas soluções!
- Categories:
- Sinistralidade