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24 de janeiro de 2022
Segundo um estudo feito pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pelo Ministério da Saúde, 45,8% dos brasileiros que possuem plano de saúde não fazem tantos exercícios físicos. E mais: 53,7% deles sofrem com o excesso de peso. Pouca atividade física e quilos a mais aumentam a incidência de doenças como diabetes, colesterol e pressão alta.
Visitar o médico regularmente para consultas preventivas e exames de rotina é uma ótima maneira de garantir uma boa saúde e evitar possíveis problemas futuros, além de ajudar os colaboradores de sua empresa a desempenhar as atividades do dia a dia de uma forma muito mais produtiva e eficiente.
Apostar na prevenção é a melhor estratégia para controlar os crescentes custos assistenciais, principalmente para a empresa que fornece o plano de saúde como benefício a seus colaboradores.
O problema é que montar uma estrutura voltada para a prevenção de doenças e a execução de programas de promoção da saúde sempre exige, em um primeiro momento, um investimento de tempo e dinheiro por parte da operadora/seguradora.
Um exemplo prático de indivíduo que possui casos de doença cardíaca em seu histórico familiar. Se ele focar na prevenção e realizar exames rotineiros poderá obter um diagnóstico precoce e ajudar na redução do custo assistencial.
Um eletrocardiograma convencional, que é feito em repouso e leva menos de um minuto, pode custar entre R$50,00 e R$150,00 para a operadora/seguradora.
Em contrapartida, caso essa pessoa sofra um infarto e precise ser hospitalizada, uma diária de UTI pode ultrapassar o valor de R$ 1,5 mil, fora o custo de um stent ou outro material especial e medicamentos. Claro que pensando no paciente com plano de saúde, ele não precisa arcar com esse custo, mas a operadora/seguradora tem o compromisso de efetuar o pagamento do tratamento realizado ao hospital e esse custo ser acrescido na sinistralidade, que será cobrada posteriormente, da empresa contratante do plano de saúde de forma tempestiva e integral, acrescida de seus custos administrativos ou utilizada para justificar o aumento na mensalidade do plano de saúde, no momento da aplicação de reajuste.
Pensando nesse tema importante, mas pouco difundido, a Med In Gestão trouxe algumas dicas para estimular o seu time e auxiliar as empresas na contenção de custos assistenciais cada vez mais crescentes:
– Criar campanhas de saúde em sua empresa é uma ótima oportunidade para seus funcionários.
– Se você é CEO de uma empresa, submeta-se a exames preventivos e convide seus funcionários a tomarem a mesma atitude.
– Exames admissionais são uma ótima forma de conhecer um pouco mais da saúde do seu funcionário antes mesmo dele ser contratado.
– Essa modalidade consiste em exames que acontecem no decorrer do ano, conforme determinações do PCMSO para cada função, renovando a permissão concedida durante os exames de admissão.
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