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26 de setembro de 2018
A gestão em saúde em empresas envolve diversos processos e documentações que tornam o controle dos recursos bastante complexo. Nesse cenário, a auditoria em saúde é uma solução que permite reduzir custos com sinistralidade.
A auditoria das contas médicas torna-se fundamental para melhorar o faturamento da empresa, rever e otimizar processos e garantir um uso adequado e consciente dos materiais e medicamentos, uma vez que as operadoras de saúde repassam esses valores para a corporação. Saiba mais a seguir!
Como funciona a auditoria em saúde?
A auditoria em saúde consiste em um serviço administrativo realizado com o objetivo de mapear os processos realizados em instituições médicas avaliando desde quesitos referentes à qualidade do atendimento até o desperdício de recursos e materiais.
Entre os problemas de gestão que podem ser identificados em uma auditoria está a solicitação inadequada de serviços, como exames e cirurgias, compras desnecessárias de materiais e medicamentos, uso irregular dos recursos hospitalares e desperdício em geral, como com a compra de remédios e o não uso desses até o vencimento.
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Para que todo esse quadro possa ser identificado, os auditores avaliam e revisam uma série de itens, como prontuários, documentos, relatórios financeiros, guias de solicitação, receitas médicas, notas fiscais e outros. Devido esse fator, é fundamental que a empresa contratada para auditoria seja comprometida com o sigilo necessário ao desempenho dessas atividades.
As funções dos auditores podem variar de acordo com as demandas da instituição, entretanto, eles podem ser responsáveis pela liberação de solicitações de exames, cirurgias e outros procedimentos, além de verificar os valores cobrados pelas operadoras de saúde.
Como é a auditoria de materiais e medicamentos?
Em os itens que frequentemente apresentam problemas de controle na área da saúde estão os materiais e medicamentos, que podem ser alvo de mau uso, fraudes, furtos ou outras ocorrências. Nesse sentido, a auditoria pode contribuir para reduzir custos e a sinistralidade desses itens.
Nesses casos, o auditor é responsável por verificar os materiais e medicamentos em relação à quantidade como também nos valores. Para tal é avaliada a prescrição médica, a compatibilidade com o prontuário e também a checagem em relação à administração e manuseio dos itens realizados pela área de enfermagem.
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No caso de materiais e medicamentos de alto custo, como remédios para condições mais graves, próteses e outros, é comum que a operadora defina uma limitação em relação ao valor, que será considerada pelo auditor no desenvolvimento das atividades, fazendo também a checagem do uso e conformidade com a solicitação médica.
A redução de custos ocorre nesse contexto uma vez que a auditoria em saúde impede que haja desperdício de materiais e medicamentos, seja na compra desses itens quando verifica-se que o estoque é suficiente, como na própria administração, evitando mau uso e também o esquecimento de produtos próximo do vencimento.
A Med In Gestão conta com um corpo técnico formado por médicos e enfermeiros para realização da auditoria em saúde, o que garante maior qualidade dos procedimentos realizados pela parceira e garante a redução de custos e melhor aproveitamento dos recursos para as empresas.
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